Raça e medo
Estudo feito com negros e brancos de Nova York concluiu que humanos têm predisposição genética para ter medo de outras raças.
Um choque – cuja intensidade foi escolhida por cada um dos participantes – era dado nos voluntários no
instante em que imagens de ambas as raças eram apresentadas a eles. Os retratados tinham caras de “certinhos” e posavam com expressão neutra. Em uma segunda sessão os voluntários eram apresentados aos mesmos retratos, porém sem os choques.
Tanto brancos quanto negros não demonstraram medo – medido pela reação das glândulas sudoríparas –
quando as imagens eram de pessoas da mesma raça que eles. Mas o medo persistiu para fotos de outra raça. No entanto, os resultados mostraram que os voluntários com maior experiência inter-racial positiva – por exemplo, namoros com pessoas de outra raça – apresentavam níveis de medo bem mais moderados, o que, segundo os pesquisadores, indica que contatos com pessoas de fora do grupo social a que se pertence são construtivos.
Segundo um dos autores, Mahzarin Banaji, da Universidade Harvard (Estados Unidos), “somos produto de nossa história evolutiva e do meio social imediato. O primeiro, não podemos controlar; o último, sim”. O medo pode ter evoluído por razões de segurança, ao longo da história humana. Aviso: os resultados nada têm a ver com racismo, que continua sendo a mais detestável das ignorâncias humanas e, portanto, o pior dos preconceitos. Revista Science, 29/07/05. In Revista Ciência Hoje, n. 219, vol. 37, setembro de 2005. Texto adaptado
1ª – Que dado foi utilizado no texto para comprovar que “humanos têm predisposição genética para ter medo de outras raças”?
2ª – No 3º parágrafo foi usada a expressão “No entanto” para introduzir uma ideia oposta ao que foi dito antes. Que ideia é essa?
3ª – Que tipo de argumento foi utilizado no último parágrafo?
( ) exemplificação
( ) citação
( ) contestação
( ) argumentação histórica
4ª – Explique o que diz Mahzarin Banaji “somos produto de nossa história evolutiva e do meio social imediato. O primeiro, não podemos controlar; o último, sim”.
5ª – No 2º parágrafo, qual a função dos travessões:
( ) separar uma ideia
( ) unir uma ideia ao restante do texto
( ) mostrar um exemplo
( ) conceituar a palavra choque
6ª – Ainda no 2º parágrafo, o termo “a eles” faz referência a que palavra dita anteriormente?
7ª – Observe: “segundo os pesquisadores, indica que contatos com pessoas de fora do grupo social a que se pertence são construtivos”. Reescreva essa frase, substituindo a palavra em destaque por outra de sentido equivalente.
8ª – Qual a opinião do autor em relação ao racismo?
9ª – Agora diga qual sua opinião quanto ao racismo.
10ª – Os estudiosos chegaram a conclusão de que os humano têm medo de outras raças por meio de:
( ) opinião pública
( ) relatos históricos
( ) experiências cientificas
( ) senso comum
Nenhum comentário:
Postar um comentário