terça-feira, 20 de novembro de 2012

Milhões de pessoas conhecem Leonardo da Vinci

Leia o texto abaixo para responder as questões:
Milhões de pessoas conhecem Leonardo da Vinci como o artista italiano que pintou a Mona Lisa, o quadro mais famoso do mundo.
Milhões de outras pessoas o vêem como um gênio, muitos anos-luz à frente do seu tempo em matéria de ciência, matemática e engenharia. Leo imaginou helicópteros, tanques de guerra e submarinos (sem falar num banheiro incrivelmente organizado que desenhou) alguns séculos antes de esses inventos se tornarem realidade.
Para muita gente, ele foi também um sábio, que não só buscou desvendar os segredos da anatomia, desenhando os mais misteriosos e complicados detalhes do corpo humano, como também se questionou sobre a alma, o lugar do homem e sua finalidade em nosso imenso e complexo Universo.
Há também aqueles que se lembram dele como músico. Leonardo construía os próprios instrumentos e escrevia as composições que ele mesmo executava para um público admirado.
E, acredite ou não, ainda há outros que se recordam de Leo como arquiteto, cartógrafo e urbanista! Sabia que ele fez projetos sensacionais de supercidades, edifícios e aquedutos?
O mais incrível mesmo é que toda essa gente tem razão! Leonardo foi isso e muito mais! Se no século XV houvesse psicólogos especializados em orientação profissional, teriam enlouquecido avaliando seu teste vocacional. Ele se interessava por absolutamente tudo o que há debaixo do Sol – para não falar no que se encontra além dele. Em seus 67 anos de vida, Leonardo empregou seu supercérebro em um número de projetos muito maior do que a maioria das pessoas normais seria capaz, mesmo que vivesse uma centena de vidas.
(COX, Michael. Introdução.In: ______. Leonardo da Vinci e seu supercérebro. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p.5-7.)

01. Em “Se no século XV houvesse psicólogos especializados em orientação profissional, teriam enlouquecido avaliando seu teste vocacional.”, o termo sublinhado refere-se a
(  ) psicólogos.        (  ) cientistas.           (  ) Leonardo da Vinci.            (  ) Monalisa.

02. Qual a ideia principal do texto?

03. A leitura dessa narrativa permite entender que Leonardo da Vinci era um supercérebro por qual motivo?
(  ) atuar nas mais variadas áreas profissionais.                (  ) pintar o quadro mais famoso do mundo.
(  ) construir seus próprios instrumentos musicais.               (  ) desenvolver projetos de edifícios e aquedutos.

04. Em certo momento, o narrador demonstra, ao se referir a ele, muita intimidade com o personagem descrito. Em que momento isso ocorre?


05. “Leonardo construía os próprios instrumentos e escrevia as composições”. A oração em destaque é:
(  ) coordenada assindética;                        (  ) coordenada assindética aditiva;
(  ) coordenada sindética conclusiva;         (  ) coordenada sindética aditiva.
06. Construa uma frase em que você use a personificação de algum ser.


07. Transforme os seguintes adjetivos em advérbios de modo: parcial, suave, brusco, arrogante.


08. Na expressão “os mais misteriosos e complicados”, encontre os elementos mórficos das palavras “misteriosos” e “complicados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário