domingo, 25 de novembro de 2012

poema de Solano Trindade: Quando eu nasci

Leia abaixo o poema de Solano Trindade:

Quando eu nasci,
Meu pai batia sola,
Minha mana pisava milho no pilão,
Para o angu das manhãs...
Portanto eu venho da massa,
Eu sou um trabalhador...
Ouvi o ritmo das máquinas,
E o borbulhar das caldeiras...
Obedeci ao chamado das sirenes...
Morei num mucambo do ""Bode"",
E hoje moro num barraco na Saúde...
Não mudei nada...

1ª – Podemos dizer que esse texto é um poema autobiográfico? Por quê?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2ª – Considerando que substantivo é a palavra que nomeia os seres, retire do poema quatro substantivos.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3ª – Como o eu lírico se define?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4ª – O que o eu lírico quis dizer com o verso “Portanto eu venho da massa”?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5ª – Classifique os substantivos abaixo:
a) sirene
b) saúde
c) enxame
d) guarda-sol

6ª – Observe o artigo presente neste verso “Ouvi o ritmo das máquinas”. Que mudança no sentido haveria se o verso fosse assim: “Ouvi um ritmo das máquinas”?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7ª – Na frase “Paulo é o cara, pois resolveu todas as questões de Matemática”, quanto ao artigo, marque a resposta certa:
(   ) Paulo é um cara desconhecido, já que foi usado um artigo definido;
(   ) O uso do artigo indefinido trás à frase um sentido de definição quanto ao Paulo;
(   ) Nessa frase, o artigo definido no trecho “o cara” revela que Paulo é uma pessoa que se destaca por ter

Nenhum comentário:

Postar um comentário