terça-feira, 20 de novembro de 2012

Camões, Mudam-se os tempos

Leia abaixo o poema de Camões:
Mudam-se os tempos,
Mudam-se as vontades;
Mudam-se o ser,
Muda-se a confiança;
Tomando sempre novas qualidades.
Continuamente vemos novidades
Diferentes de tudo
Da esperança;
Do mal ficam as
Mágoas na lembrança
E do bem (se algum houve...) as saudades.

1ª - Observamos que, no texto, há o uso do pronome “se”. Diga qual a colocação dele em relação ao verbo e explique se essa colocação está de acordo com a norma culta da língua.


2ª – Nos quatro versos iniciais do poema, notamos que o verbo “mudar” recebe flexão de número. Tendo isso em vista, ocorre com esse verbo voz passiva ou indeterminação do sujeito?


3ª – A expressão “ficam” está concordando com qual (s) palavra (s)?


4ª – Explique o enunciado “Continuamente vemos novidades diferentes de tudo da esperança”.


5ª – Reescreva as frases, fazendo a correção gramatical:
a) Alguém passou-lhe o dinheiro?


b) Queria saber o por que de você não aceitar a minha opinião.


c) Os documentos em anexos é para comprovar minha incência.


d) Era quinze horas quando a família chegou!


6ª) Complete, fazendo a concordância nominal adequada:
a) Trouxeram-me melão e melancia ________________ (gostosos/gostosa)
b) Tinha na confraternização ____________ bolo e torta salgada. (deliciosos/delicioso)

7ª – Complete adequadamente com por que, porque, por quê, porquê:
a) _______________ você me ignora?
b) Não sei o_____________ tanto me ignoras.
c) ___________ você não merece atenção!
d) não falas comigo _____________ ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário