terça-feira, 20 de novembro de 2012

PNEU FURADO, Luis Fernando Veríssimo; 7º ano

PNEU FURADO
      O carro estava encostado no meio-fio, com um pneu furado. De pé ao lado do carro, olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonitinha.
      Tão bonitinha que atrás parou outro carro e dele desceu um homem dizendo
      "Pode deixar". Ele trocaria o pneu.
      - Você tem macaco? - perguntou o homem.
      - Não - respondeu a moça.
      - Tudo bem, eu tenho - disse o homem - Você tem estepe?
      - Não - disse a moça.
      - Vamos usar o meu - disse o homem.
      E pôs-se a
trabalhar, trocando o pneu, sob o olhar da moça.
      Terminou no momento em que chegava o ônibus que a moça estava esperando. Ele ficou ali, suando, de boca aberta, vendo o ônibus se afastar.
      Dali a pouco chegou o dono do carro.
      - Puxa, você trocou o pneu pra mim. Muito obrigado.
      - É. Eu... Eu não posso ver pneu furado. Tenho que trocar.
      - Coisa estranha.
      - É uma compulsão. Sei lá.
                                                                                             Luis Fernando Veríssimo
1ª – Quantos personagens participam da ação? Quais?

2ª – Qual era a principal intenção do homem ao trocar o pneu do carro?


3ª – O homem que trocou o pneu do carro conseguiu seu objetivo? Por quê?


4ª – Marque o trecho que demonstra que o homem ficou surpreendido:
(  ) tenho que trocar;         (  ) Pode deixar;        (  ) suando, de boca aberta.

5ª – Como se sentiu o verdadeiro dono do carro, ao ver que o homem tinha trocado o pneu?


6ª – No trecho “- É. Eu... Eu não posso ver pneu furado. Tenho que trocar.”, a reticência possui a função de demonstrar que o homem:
(  ) sabia o que falar;                  (  ) fez uma pergunta;                 (  ) ficou na dúvida sobre o que falar.

7ª – Você acha que a moça não revelou que não era a dona do carro por inocência ou foi de propósito? Explique.


8ª – As palavras “ao lado” e “ali”  são advérbios de:
(   ) tempo;      (  ) negação;          (  ) lugar.

9ª – Explique o título do texto “Pneu furado”.

10ª – O advérbio “desconsoladamente” indica:
(  ) tempo;    (  ) negação;    (  ) lugar;    (  ) modo.

6 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog, são excelentes os textos que vc escolhe e as atividades que vc propõe... vou usar essa atividade com algumas adaptações com meus alunos do 6° ano, valeu por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. quais os verbos empregados no texto

    ResponderExcluir
  3. qual é o conflito dessa cronica

    ResponderExcluir