PNEU FURADO
O carro estava encostado no meio-fio, com um pneu furado. De pé ao lado do carro, olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonitinha.
Tão bonitinha que atrás parou outro carro e dele desceu um homem dizendo
"Pode deixar". Ele trocaria o pneu.
- Você tem macaco? - perguntou o homem.
- Não - respondeu a moça.
- Tudo bem, eu tenho - disse o homem - Você tem estepe?
- Não - disse a moça.
- Vamos usar o meu - disse o homem.
E pôs-se a trabalhar, trocando o pneu, sob o olhar da moça.
Terminou no momento em que chegava o ônibus que a moça estava esperando. Ele ficou ali, suando, de boca aberta, vendo o ônibus se afastar.
Dali a pouco chegou o dono do carro.
- Puxa, você trocou o pneu pra mim. Muito obrigado.
- É. Eu... Eu não posso ver pneu furado. Tenho que trocar.
- Coisa estranha.
- É uma compulsão. Sei lá.
O carro estava encostado no meio-fio, com um pneu furado. De pé ao lado do carro, olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonitinha.
Tão bonitinha que atrás parou outro carro e dele desceu um homem dizendo
"Pode deixar". Ele trocaria o pneu.
- Você tem macaco? - perguntou o homem.
- Não - respondeu a moça.
- Tudo bem, eu tenho - disse o homem - Você tem estepe?
- Não - disse a moça.
- Vamos usar o meu - disse o homem.
E pôs-se a trabalhar, trocando o pneu, sob o olhar da moça.
Terminou no momento em que chegava o ônibus que a moça estava esperando. Ele ficou ali, suando, de boca aberta, vendo o ônibus se afastar.
Dali a pouco chegou o dono do carro.
- Puxa, você trocou o pneu pra mim. Muito obrigado.
- É. Eu... Eu não posso ver pneu furado. Tenho que trocar.
- Coisa estranha.
- É uma compulsão. Sei lá.
Luis Fernando Veríssimo
1ª – Quantos personagens participam da ação? Quais?
2ª – Qual era a principal intenção do homem ao trocar o pneu do carro?
3ª – O homem que trocou o pneu do carro conseguiu seu objetivo? Por quê?
4ª – Marque o trecho que demonstra que o homem ficou surpreendido:
( ) tenho que trocar; ( ) Pode deixar; ( ) suando, de boca aberta.
5ª – Como se sentiu o verdadeiro dono do carro, ao ver que o homem tinha trocado o pneu?
6ª – No trecho “- É. Eu... Eu não posso ver pneu furado. Tenho que trocar.”, a reticência possui a função de demonstrar que o homem:
( ) sabia o que falar; ( ) fez uma pergunta; ( ) ficou na dúvida sobre o que falar.
7ª – Você acha que a moça não revelou que não era a dona do carro por inocência ou foi de propósito? Explique.
8ª – As palavras “ao lado” e “ali” são advérbios de:
( ) tempo; ( ) negação; ( ) lugar.
9ª – Explique o título do texto “Pneu furado”.
10ª – O advérbio “desconsoladamente” indica:
( ) tempo; ( ) negação; ( ) lugar; ( ) modo.
Parabéns pelo seu blog, são excelentes os textos que vc escolhe e as atividades que vc propõe... vou usar essa atividade com algumas adaptações com meus alunos do 6° ano, valeu por compartilhar!
ResponderExcluirO tema é cotidiano
ResponderExcluirQuero 3 adjetivo desse texto
ResponderExcluirBonitinha, obrigado, estranha.
Excluirquais os verbos empregados no texto
ResponderExcluirqual é o conflito dessa cronica
ResponderExcluir