terça-feira, 20 de novembro de 2012

“Logo eu?”, de Chico Buarque

Leia atentamente um trecho da canção “Logo eu?”, de  Chico Buarque:

“Essa morena quer me transtornar
Chego em casa, me condena
Me faz fita, me faz cena
Até cansar
Logo eu, bom indivíduo
Cumpridor fiel e assíduo
Dos deveres do meu lar
(...)
Essa menina quer me transformar
Chego em casa, olha de quina
(...)
A minha amada
Diz que é pra eu deixar de férias
Pra largar a batucada”



1ª) A expressão “me faz cena” indica que:
(   ) a morena tira sarro do eu lírico;
(   ) a morena faz drama, finge uma situação;
(   ) a morena participa de um grupo de teatro.

2ª) Quanto à frase “me faz fita” é correto afirmar:
(   ) que a colocação do pronome “me” no início da frase está correta;
(   ) que o pronome “me” pode estar em qualquer posição da frase e, mesmo assim, estará  correta;
(   ) que a colocação está em desacordo com a norma culta, pois não se inicia uma frase com pronome oblíquo.

3ª) Qual o sentido de “olhar de quina”?

4ª) Na expressão “Pra largar a batucada”, há uma palavra em desacordo com a norma culta. Qual é ela? E como ela deve ser escrita?

5ª) Na frase “O rapaz não me convidou para passear”. O pronome oblíquo “me” está em posição de próclise, mesóclise ou ênclise? Por quê?

6ª) Na frase “O rapaz cantar-me-ia uma canção, se eu aceitasse”. O pronome está em posição de mesóclise ou ênclise? Justifique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário