Leia o poema de Gonçalves Dias: “Como eu te amo”.
Como se ama o silêncio, a luz, o aroma,
O orvalho numa flor, nos céus a estrela
No largo mar a sombra de uma vela,
Que lá na extrema do horizonte assoma;
Como se ama o clarão da branca lua,
Da noite na nudez os sons da flauta,
As canções saudosíssimas do nauta,
Quando em mole vaivém a nau flutua;
Como se ama das aves o gemido,
Da noite as sombras e do dia as cores,
Um céu com luzes, um jardim com flores,
Um canto quase em lágrimas sumido;
Como se ama o crepúsculo da aurora,
A mansa viração que o bosque ondeia,
O sussurro da fonte que serpeia,
Uma imagem risonha e sedutora;
Como se ama o calor e a luz querida,
A harmonia, o frescor, os sons, os céus,
Silêncios, e cores, e perfume e vida
Os pais e a pátria e a virtude e a Deus;
Assim eu te amo, assim; mais do que podem
Dizer-to os lábios meus, - mais do que vale
Cantar a voz do trovador cansada:
O que é belo, o que é justo, santo e grande
Amo em ti, - Por tudo quanto sofro,
Por quanto já sofri, por quanto ainda
Me resta sofrer, por tudo eu te amo.
1ª – No poema há repetição da expressão “como se ama”, utilizada como recurso poético. Como é chamado esse recurso?
2ª – Dê exemplos de rimas:
3ª – Quanto aos tipos de estrofes, esse poema é formado por:
( ) apenas quarteto; ( ) dois tercetos e quatro quartetos; ( )cinco quartetos e uma septilha.
4ª – Vimos que o poema apresenta seis estrofes. Como se comporta cada estrofe em relação as rimas externas (alternadas, intercaladas ou emparelhadas)?
5ª – Faça a escansão dos versos da primeira estrofe e diga quantas sílabas poéticas têm cada verso.
6ª – Explique do que se trata o poema:
7ª – Explique os três últimos versos do poema:
8ª – Justifique o uso da crase nestas frases:
A – Naquela manhã todos souberam que havia chegado à terra um médico.
B – Às oito horas da noite todos terminaram de jantar.
9ª – Observe: “A desunião é prejudicial ao ser humano”. O termo em destaque é complemento verbal ou complemento nominal? Por quê?
10ª – Marque a alternativa em que o termo destacado é agente da passiva:
( ) A secretária enviou-lhe o ofício.
( ) Os alunos eram querido pelos professores.
( ) A notícia deixou-o triste.
tem gabarito?
ResponderExcluirTem gabarito? Se tiver irá me ajudar muito na análise que tenho que fazer sobre o poema.
ResponderExcluirposta gabarito
ResponderExcluirplis