domingo, 25 de novembro de 2012

Atividades: Romantismo

1 – A obra “Inocência”, de Visconde de Taunay possui como personagem principal Inocência, a qual:
(  ) é uma bela moça, pertencente à zona rural, que possui uma personalidade frágil e suscetível à manipulação.
(  ) é uma jovem pertencente a um ambiente moderno, por isso não aceita as imposições do pai.
(  ) é uma jovem moça, que vive no sertão com seu pai, e que se mostra avançada em relação aos costumes da época, pois vai de encontro aos interesses do pai, não aceitando suas imposições.
(  ) é uma noiva extremamente apaixonado por seu noivo, o qual é um jovem romântico e sensível.

2 – Assinale a alternativa que contém apenas características da primeira geração romântica:
(  ) valorização do indígena, da terra e o desejo exacerbado pela morte.
(  ) valorização da natureza, do nativo e da infância.
(  ) preocupação social e valorização da morte.
(  ) volta ao passado como forma de evasão e valorização da causa abolicionista.

3 – Veja trechos do poema “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias e responda às questões:
“Minha terra tem palmeiras
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
(...)
Em cismar, sozinho, á noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.”

a) Que características, do Romantismo, percebemos nesse poema?

b) Observe o trecho do hino nacional: “Do que a terra mais garrida/Teus risonhos, lindos campos têm mais flores/ “Nossos bosques têm mais vida”,/  “Nossa vida” no teu seio mais amores”. O que há de comum entre a Canção do exílio e esse trecho do hino?

4 – Veja: “Oh! Que saudade que tenho/Da aurora da minha vida,/Da minha infância querida/Que os anos não trazem mais!/Que amor, que sonhos, que flores,/Naquelas tardes fagueiras/À sombra das bananeiras,/Debaixo dos laranjais!”. Nesse poema Meus oito anos, de Casimiro de Abreu, podemos verificar:
(  ) que a infância é vista como um momento grandioso, mas que não se deve revivê-lo.
(  ) que há uma valorização da infância como forma fuga da realidade.
(  ) que a infância é motivo de saudades, apesar de o eu lírico estar satisfeito com o presente.
(  ) que a infância é vista como um momento o qual não se deve relembrar para não causar melancolia.

5 – Observe:
“Não chores, meu filho;
Não chores, que a vida
É luta renhida:
Viver é lutar.
A vida é combate,
Que os fracos abate,
Que os fortes, os bravos,
Só pode exaltar.

Um dia vivemos!
O homem que é forte
Não teme da morte;
Só teme fugir (...)”
Em relação ao poema Natalícia, Gonçalves Dias, responda:
a) Qual dos versos abaixo revelam, com clareza, a intenção do pai em relação ao filho:
(  ) “Sê bravo, sê forte!/Não fujas da morte”
(  ) “O forte o cobarde/Seus feitos inveja”
(  ) “Quer seja tapuia/Condor ou tapir”
(  ) “Pior que o sibilo/Das setas ligeiras”

b – Explique os versos: “A vida é combate,/Que os fracos abate,/Que os fortes, os bravos,/Só pode exaltar.”








Um comentário: