sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Luís Fernando Veríssimo na sala de aula

Leia o texto abaixo, de Luís Fernando Veríssimo:
     Era uma vez... numa terra muito distante...uma princesa linda, independente e cheia de auto-estima.
     Ela se deparou com uma rã enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo era relaxante e ecológico...
     Então, a rã pulou para o seu colo e disse: linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito.
     Uma bruxa má lançou-me um encanto e transformei-me nesta rã asquerosa.
     Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo.
    A tua mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavar as minhas roupas, criar os nossos filhos e seríamos felizes para sempre...
    Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria, pensando consigo mesma:
    - Eu, hein?... nem morta!

1ª – O texto acima faz uma intertextualidade com o conto “O príncipe encantado”, em que o príncipe foi transformado em um sapo por uma bruxa. O encantamento será desfeito se a princesa beijar o príncipe. Dessa forma viverão felizes para sempre. Em que o texto acima se diferencia do conto?

2ª – Comente as peculiaridades da princesa, personagem criada por Veríssimo, e a diferencie da princesa do conto?

3ª – Por que a princesa se nega a beijar o príncipe? Isso revela a atitude da mulher moderna que se posiciona na sociedade de forma a buscar sua autonomia? Comente.

4ª – Explique quais foram os argumentos que o príncipe utilizou para convencer a princesa de beijá-lo? Eles foram convincentes? Por quê?
5ª – Observe o trecho: “Ela se deparou com uma rã enquanto contemplava a natureza”. A palavra que substituiria o termo “contemplava” sem prejuízo de sentido é:
(   ) observava;           (    ) valorizava;             (    ) meditava;              (    ) vislumbrava.
6ª – Na oração “Ela se deparou com uma rã”:
a) O verbo “deparou” pode ser classificado como:
(   ) VTI     (   ) VI        (   ) VL         VTDI

b) O termo “com uma rã” é considerado sintaticamente como:
(   ) Objeto direto;      (   ) Predicativo do sujeito;        (   ) Objeto indireto;       (   ) Complemento nominal.

7ª – Qual o sujeito da oração “transformei-me nesta rã asquerosa”?

a) A palavra “asquerosa” é predicativo do sujeito ou do objeto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário