terça-feira, 20 de novembro de 2012

"Ainda bem", Marisa Monte

Leia a canção “Ainda bem”, de Marisa Monte:

Ainda bem
Que agora encontrei você
Eu realmente não sei
O que eu fiz pra merecer
Você
Porque ninguém
Dava nada por mim
Quem dava, eu não tava a fim
Até desacreditei
De mim
O meu coração
Já estava acostumado
Com a solidão
Quem diria que a meu lado
Você iria ficar
Você veio pra ficar
Você que me faz feliz
Você que me faz cantar
Assim
O meu coração
Já estava aposentado
Sem nenhuma ilusão
Tinha sido maltratado
Tudo se transformou
Agora você chegou
Você que me faz feliz
Você que me faz cantar
Assim


1ª – O que o eu lírico quis dizer com o verso: “O meu coração já estava aposentado”?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2ª – Na canção observamos marcas da oralidade. Que palavras denotam isso?
_______________________________________________________________________________________
3ª – Notamos, na canção, uma mudança em relação ao antes e ao depois. O que aconteceu para que houvesse essa mudança? Cite as estrofes que revelam a relação do antes e do depois.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4ª – Qual estrofe revela uma gradação?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5ª – Observe: “Tudo se transformou” e “Transformou-se tudo” e diga o termo que é enfatizado nas duas orações.
_______________________________________________________________________________________

6ª – Enumere as colunas:
1 – voz ativa;       2 – voz passiva;           3 – voz reflexiva.
(   ) “Agora você chegou”;   (   ) A moça apaixonou-se por ela mesma;   (   ) A comida foi feita pela cozinheira.

7ª – Construa com este verso “Você que me faz feliz” uma metáfora.
_______________________________________________________________________________________

8ª – Diga se as orações subordinadas, abaixo, são substantivas, adjetivas ou adverbiais.
(   ) “Você que me faz cantar”;          (   ) “Quem diria que a meu lado/Você iria ficar”

Nenhum comentário:

Postar um comentário