terça-feira, 20 de novembro de 2012

Caetano Veloso, “Você é linda"; “Desde sempre”, de Vinícius de Morais

Leia abaixo o trecho da canção de Caetano Veloso:
“Você é linda

Fonte de mel
Nuns olhos de gueixa
Kabuki, máscara
Choque entre o azul
E o cacho das acácias
Luz das acácias
Você é mãe do sol
A sua coisa é toda tão certa
Quando atravessa
E não olha pra trás”


1ª – O eu lírico revela o que pensa sobre a sua possível amada, através de sentidos conotativos, utilizando metáforas. Reescreva duas metáforas presentes nesse trecho:

2ª – Diga que figuras de linguagem se encontram nos textos abaixo:

a) “Eu vou contar pra todo mundo
      Eu vou pichar sua rua
      Vou bater na sua porta de noite
      Completamente nua” (Ana Carolina)

b) Um Picasso valeu uma fortuna.

c) “Vou deixar a rua me levar
    Ver a cidade se acender
    A lua vai banhar esse lugar
    Eu lembrar você” (Ana Carolina)

d) Você é a minha esperança.

3ª – Leia o texto “Desde sempre”, de Vinícius de Morais:
Na minha frente, no cinema escuro e silencioso
Eu vejo as imagens musicalmente rítmicas
Narrando a beleza suave de um drama de amor.
Atrás de mim, no cinema escuro e silencioso
Ouço vozes surdas, viciadas
Vivendo a miséria de uma comédia de carne.
Cada beijo longo e casto do drama
Corresponde a cada beijo ruidoso e sensual da comédia
Minha alma recolhe a carícia de um
E a minha carne a brutalidade do outro.
Eu me angustio.
Desespera-me não me perder da comédia ridícula e falsa
Para me integrar definitivamente no drama.
Sinto a minha carne curiosa prendendo-me às palavras implorantes
Que ambos se trocam na agitação do sexo.
Tento fugir para a imagem pura e melodiosa
Mas ouço terrivelmente tudo
Sem poder tapar os ouvidos.
Num impulso fujo, vou para longe do casal impudico
Para somente poder ver a imagem.
Mas é tarde. Olho o drama sem mais penetrar-lhe a beleza
Minha imaginação cria o fim da comédia que é sempre o mesmo fim
E me penetra a alma uma tristeza infinita
Como se para mim tudo tivesse morrido.

a) Para o eu lírico, no cinema, estão ocorrendo dois dramas: um à sua frente outro atrás: quais são esses dramas?

b) O que fez o eu lírico perder o interesse pelo o drama encenado no cinema?

c) Qual o sujeito do verbo vivendo, presente no 6º verso?
(   ) eu;     (   ) vozes surdas, viciadas;     (   ) a miséria.

d) Faça a análise sintática da oração “Minha imaginação cria o fim da comédia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário