Leia abaixo:
Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água. Para alcançá-la, devia descer por uma folha de grama. Quando assim fazia, escorregou e caiu dentro da correnteza.
Uma pomba, pousada numa árvore próxima, viu a formiga em perigo. Rapidamente, arrancou uma folha da árvore e deixou-a cair no rio, perto da formiga, que pôde subir nela e flutuar até a margem.
Logo que alcançou a terra, a formiga viu um caçador de pássaros, que se escondia atrás duma árvore, com uma rede nas mãos. Vendo que a pomba corria perigo, correu até o caçador e mordeu-lhe o calcanhar. A dor fez o caçador largar a rede e a pomba fugiu para um ramo mais alto.
De lá, ela arrulhou para a formiga:
- Obrigada, querida amiga.
"Uma boa ação se paga com outra." Fábula de Esopo
a) Marque a alternativa que corresponde ao gênero fábula:
( ) A fábula não trás um ensinamento e os personagens são pessoas;
( ) Na fábula, os personagens são animais, os quais agem como seres humanos e a história nos passa um ensinamento;
( ) A fábula trás um ensinamento através de ações de objetos que agem como se fossem pessoas;
( ) Toda fábula tem uma moral, que não dá para associarmos à realidade.
b) Em nossa vida de que forma podemos agir como agiram a formiga e a pomba?
c) Pelas ações da pomba, que características podemos atribuir a ela?
2ª - Observe “Uma formiga sedenta veio à margem do rio” e explique a diferença entre dizer “uma formiga” e “a formiga”.
3ª – Em “Uma boa ação se paga com outra”, diga qual palavra é substantivo e qual é adjetivo.
4ª – No texto tem-se dois substantivos abstratos. Cite um.
5ª - Leia estes versos de Cecília de Meireles:
“Modinha
Tuas palavras antigas
deixei-as todas, deixei-as,
junto com as minhas cantigas,
desenhadas nas areias. [...]”
a) O eu lírico demonstrar acreditar nas palavras dessa pessoa? Por quê?
b) Podemos deduzir que a palavra “cantigas” representa:
( ) as alegrias do eu lírico; ( ) a tolerância do eu lírico; ( ) as desilusões do eu lírico.
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