terça-feira, 20 de novembro de 2012

7º ano - "Quem vai salvar a vida" Ruth Rocha

Leia o texto “Quem vai salvar a vida”:
    (...) No dia seguinte era sábado, e meu pai pegou o Trovão, nosso cachorro, e já ia saindo com ele pra passear.
    Eu então perguntei:
    – Ô, pai, que tal levar um saquinho para pegar a sujeira do Trovão?
    – Pegar a sujeira? – ele perguntou.
    – Então, pai, não se pode deixar sujeira no meio da rua...
    – Ora, ora – meu pai respondeu –, a rua é pra isso mesmo!
    – Pai, que absurdo! A rua é de todos! É como se você levasse seu cachorro pra sujar a casa dos outros.   Você não vê que a gente pisa nessa sujeira e traz pra casa? Não vê que tem crianças pequenas que andam na rua e sujam os pés?
    Meu pai me olhou torto, torto.
    E foi embora.
    Mas, quando ele voltou, eu vi que ele tinha um saquinho, que ele atirou no lixo (...).
Ruth Rocha. Quem vai salvar a vida? São Paulo, FTD, 2009
01 – Qual personagem apresenta consciência ecológica? Por quê?


02 – Por que é importante não jogar lixo em qualquer parte?


03 – No trecho “Mas, quando ele voltou...”, o “mas” traz ao texto ideia de contraste ou de adição?


04 – Cite um trecho do texto que possui um vocativo.



05 – Explique a frase “Meu pai me olhou torto, torto”.


06 – Diga se o sufixo “inho” indica afetividade ou diminutivo.
a) Minha mãezinha está feliz. ___________________
b) Este cachorrinho nasceu hoje. _____________________

10 – Complete com onde ou aonde:
a) ___________ ele vai com a garota.
b) A garota está lá fora, __________ espera pela mãe.

2 comentários:

  1. Boa noite
    Estou adaptado seu texto pra criança com PC. vc teria iesse texto ilustrativo? o do pai com o trovão?

    ResponderExcluir