terça-feira, 8 de janeiro de 2013

literatura

Observe os trechos de poemas abaixo:

Texto 1

“Quanta glória pressinto em meu futuro
Que aurora de porvir e que manhã!
Eu perdera chorando essas coroas
Se eu morresse amanhã!

Que sol! Que céu azul! Que doce n’alva
Acorda a natureza mais louçã!
Não me batera tanto amor no peito
Se eu morresse amanhã!”
(Álvares de Azevedo)

Texto 2: Marieta – Castro Alves
“Ela solta os cabelos... Bate a lua
Nas alvas dobras de um lençol de prata. (...)
O seio virginal que a mão recata,
Embalde o prende a mão... cresce, flutua... (...)
Afoga-me os suspiros, Marieta!
Ô surpresa! ó palor! ó pranto! ó medo!
Ai! noites de Romeu e Julieta!...
embalde: em vão, inutilmente.”

Texto 3: O navio negreiro – Castro Alves
“Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus!
Se é loucura... se é verdade
Tanto horror perante os céus?!
Ó mar, por que não apagas
Co’a esponja de tuas vagas
De teu manto este borrão?...
Astros! noites! Tempestades!
Rolai das imensidades!
Varrei os mares, tufão!”



1) Na terceira fase do Romantismo o amor tende à sensualidade e a mulher é menos idealizada. Comprove isso com um verso de um dos poemas.



2) O que representa a morte para Álvares de Azevedo?




3) Em um dos textos acima, há a ocorrência de intertextualidade com uma obra literária.
a) Em que verso encontramos isso?



b) Explique por que o autor optou por citar essa obra, ou seja, que sentido ele quis dá ao texto?



4) Sabemos que no Romantismo o eu lírico costuma fazer um apelo à natureza. Em que texto comprovamos tal afirmativa. Justifique com um verso.



5) Baseado em nossos estudos sobre o “Navio Negreiro”, diga qual o objetivo desse poema.



6) O texto 2 foi escrito em virtude do (a):
(   ) amor à natureza.           (   ) idealização da mulher amada.
(   ) mal do século               (   ) engajamento social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário